Eventos: Qual a forma Correta de Contratação de Profissionais para Live Marketing?

fev 27, 2023 | Marketing | 0 Comentários

Toda empresa precisa, em algum momento, promover ou participar de eventos. Essa estratégia de Live Marketing é importantíssima para manter o negócio sempre relevante e transparente, além de contribuir com a geração de valor simbólico atrelado aos propósitos da marca.

Porém, organizar um evento não é tão simples quanto pode parecer. Por mais antiga e renomada que a empresa seja, é necessário ter muito planejamento, um objetivo bem definido e, é claro, profissionais qualificados para fazer o projeto acontecer.

Como nem toda empresa possui um setor destinado somente a eventos, é muito comum ter dúvidas na hora de organizar ou participar de um. Além disso, mesmo as grandes marcas que possuem uma equipe destinada a organização de ações podem precisar de uma ajudinha de vez em quando.

Eventos offline exigem contratações de mão de obra, como equipes de segurança, limpeza, recepção, engenharia, supervisão, etc. Entender como contratar esses profissionais de forma legal é muito importante para manter a idoneidade de sua empresa e também para evitar complicações e processos trabalhistas.

Quer entender melhor como selecionar equipes de forma correta? Então confira o conteúdo que preparamos para você:

Contrato de trabalho temporário

Diferente do que muita gente pensa, mesmo um trabalho pontual exige a contratação profissionais de acordo com o regulamento da Lei n°13.429/2017. Para isso, existe o Contrato de Trabalho Temporário, no qual os direitos do profissional ficam assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Assim como contratações que preveem vínculo empregatício, esse formato permite que o trabalhador esteja à disposição da empresa durante todo o período vigente, que não pode exceder 180 dias, sejam eles consecutivos ou não. Se for necessária a prorrogação desse prazo, a empresa pode solicitar, no máximo, 90 dias a mais, o que totaliza 270 dias de contratação.

Direitos

É muito importante fazer todas as contratações temporárias do evento da sua empresa por meio da CLT, pois só assim o trabalhador tem seus direitos garantidos. Caso haja algum problema de saúde ou acidente de trabalho, por exemplo, a assistência ao funcionário temporário será a mesma oferecida aos funcionários fixos.

Além disso, o trabalhador temporário também terá garantidos os seguintes direitos: jornada de trabalho de 40 horas semanais, décimo terceiro proporcional, horas extras, abono salarial, proteção previdenciária, fundo de garantia, recebimento de férias proporcionais e descanso semanal remunerado. De acordo com a CLT, o trabalhador temporário também prevê, se necessário, adicionais noturno, de insalubridade e também de periculosidade.

Responsabilidades da empresa contratante

Considerando que o contratado temporariamente não deva ter outro vínculo empregatício com a empresa contratante durante o contrato de trabalho temporário, é de responsabilidade da empresa zelar pela saúde, segurança, salubridade e higiene dos trabalhadores temporários. Vale lembrar que essas responsabilidades valem apenas durante a prestação de serviços e nas dependências do local do evento.

Também é de total responsabilidade da empresa garantir treinamento para a atividade que o trabalhador temporário for desempenhar. Se o trabalho for receber os participantes do evento e entregar panfletos, por exemplo, toda a equipe deve ser previamente preparada pela empresa para seu comportamento e vestimentas estejam de acordo com as necessidades da ação.

Vale lembrar que a empresa também deve disponibilizar roupas e acessórios que achar pertinentes para o bom desempenho da atividade durante o período contratual. Quanto mais preparada a equipe estiver para desempenhar suas funções durante o evento, melhor para a empresa contratante e também para o sucesso do evento.

Contratação de uma agência especializada

Concepção de ação, estabelecimento de metas e objetivos, contratação de profissionais qualificados e acompanhamento do evento são tarefas grandes e que podem ser bastante trabalhosas para a empresa realizar sozinha juntamente com suas outras demandas. Por esse motivo, é mais do que recomendável a contratação de uma agência especializada em Trade Marketing e Live Marketing, para poder estruturar o evento com o máximo de atenção e evitar que qualquer coisa dê errado.

Se esses termos não são familiares para você, entenda melhor as diferenças entre os serviços e as estratégias de marketing clicando aqui.

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Por Daniel Elias