Inteligência Artificial: Como usá-la no Live Marketing?

abr 28, 2023 | Marketing | 0 Comentários

Nos últimos tempos, tem surgido de forma muito forte o assunto Inteligência Artificial (IA). Essa tecnologia avançada encanta muitas empresas, enquanto também têm assustado outras. 

Mas será que a IA deve mesmo ser temida, ou ela pode trazer benefícios para quem quer surfar nessa onda? A resposta para essa pergunta é uma das mais clássicas no mundo do marketing: depende do seu objetivo.

Aliás, se engana quem pensa que essas novas tecnologias vieram apenas para trazer tendências para o mundo virtual. Eventos de Live Marketing estão cada vez mais suscetíveis a incorporarem a IA em suas experiências.

Quer entender melhor como a Inteligência Artificial pode influenciar suas promoções a partir de agora? Então confira, a seguir, o conteúdo que preparamos para você:

O que é exatamente Inteligência Artificial?

Para podermos falar sobre as vantagens da Inteligência Artificial para os negócios, antes nós precisamos entender especificamente o que ela é. De modo geral, a IA é basicamente uma série de sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que eram, originalmente, atribuídas a seres humanos.

Por mais apocalíptico que esse assunto possa parecer, a função da IA nada mais é que a de apenas emular algumas habilidades humanas. Trata-se de uma catalogação digital e reconhecimento de padrões que, quando processados por uma máquina, conseguem relacionar informações e gerar entregas de trabalhos que se assemelham às produções humanas. 

O exemplo mais recente é o ChatGPT, dispositivo usado para a geração automática de textos. Embora o robô responsável pelos textos pareça escrever de forma humana, ele não faz nada mais do que reconhecer padrões de escrita e vocabulário e agrupá-los de forma organizada, com base em seu banco de dados.

A IA pode ajudar os negócios?

Na verdade, o marketing já utiliza Inteligência Artifical há alguns anos. A personalização de mensagens e conteúdos com o nome do consumidor, por exemplo, é uma dessas tecnologias, com a qual nos acostumamos rapidamente.

O uso da IA pode ajudar as marcas a automatizar processos, reduzir o tempo gasto em determinadas campanhas e até mesmo impactar um número maior de pessoas. Mas, é claro, como tudo na vida, é necessária uma boa estratégia por traz de cada ação, com base em um objetivo específico.  

Como utilizar a IA em Promoções e Eventos?

Boas ativações de marca utilizam não só boas ideias, como também recursos assertivos para cada objetivo – leia mais sobre esse assunto clicando aqui.

O Live Marketing tem utilizado a IA para criar ações cada vez mais personalizadas; confira algumas possibilidades a seguir:

  • Análise de dados: Grandes volumes de dados analisados em tempo real agora podem ajudar na criação de campanhas mais eficazes e personalizadas;
  • Previsão de comportamento: A análise de dados é capaz ainda de antecipar os desejos e as necessidades de seus consumidores;
  • Criação de experiências mais imersivas: O uso de realidade virtual e realidade e aumentada em feiras e eventos tem sido uma forma de criar experiências marcantes para o público;
  • Otimização de processos de produção e logística: A IA pode ajudar a eficiência das operações e também o custo-benefício para a empresa.

Agora conta pra gente: você gosta da Inteligência Artificial ou ainda tem receio de usá-la? Esse conteúdo chegou a mudar sua opinião? 

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Por Daniel Elias