Awareness para sua Marca: O que é e Como Gerar

fev 27, 2023 | Marketing | 0 Comentários

Vivemos em um período histórico bastante competitivo. Se por um lado a tecnologia democratizou o acesso das pessoas à informação e aproximou as marcas de seus consumidores, por outro lado ela também aumentou bastante a concorrência, já que hoje basta ter uma ideia e a internet para alcançar o público.

No entanto, por melhores que sejam as ferramentas virtuais hoje em dia, elas não são garantia de sucesso. É sempre preciso ter em mente que as grandes empresas possuem estratégias bem consistentes por trás de suas ações. E boa parte dessas estratégias estão sempre focando em uma palvarinha bem espefícia: Awareness.

Você muito provavelmente já deve ter ouvido o termo Awareness em alguma palestra ou mesmo em alguma conversa corporativa. Mas, afinal, o que significa esse termo?

Explicamos, a seguir, o conceito de Awareness e também como ele é importante para que a sua empresa alcance cada vez mais público e gere mais vendas. Se quiser entender melhor como se dá essa importante implementação, então continue lendo:

O que é Awareness?

Brand Awareness nada mais é do que o conhecimento de uma marca por parte do público. Quando o consumidor tem consciência sobre seus produtos, serviços ou sobre a sua empresa em geral, ele está mais apto a consumir ou fechar negócio com você.

Quando o Awareness de uma marca está bem estabelecido, as pessoas sabem distinguir muito bem a sua marca de outras, e entende muito bem quais os benefícios específicos dela. Quanto maior o reconhecimento de marca, mais os consumidores se familiarizam com o universo de seu negócio, identificando mais facilmente sua comunicação e seus produtos.

Benefícios

Trabalhar o Awareness de sua marca é importantíssimo, pois é isso que irá trazer notoriedade para o seu negócio e diferenciá-lo de outros aos olhos do público. Além disso, um bom trabalho de Awareness ainda traz alguns benefícios extras para a sua marca; tais como:

  • Aumento de vendas: já que a identificação com a marca gerará interesse espontâneo por parte do público por consumir seu produto ou serviço;
  • Reconhecimento de autoridade: já que a exposição e a presença de sua marca no imaginário popular trará confiabilidade;
  • Aumento de indicações: já que o famoso “boca a boca” ainda é o melhor jeito de fazer sua marca crescer.

Como colocar em prática?

Agora a pergunta que não quer calar é: como estruturar um bom trabalho de Awareness? Primeiramente, devemos entender que o sucesso dessa empreitada não dependerá de achismos e nem de jogos de sorte, mas sim em pesquisas bem aprofundadas sobre sua marca, seu público-alvo e sobre o comportamento atual do consumidor de modo geral.

Para começar, a melhor opção é sempre contratar uma agência especializada em Trade Marketing para te ajudar não só a fazer as decisões corretas, como também colocar as ações para funcionar. Além disso, deve-se ter em mente as seguintes estratégias para que o trabalho dê resultado:

  1. Fique online
    Sua marca está nas redes sociais? Se a resposta é não, você deve não só criar uma conta hoje mesmo, como também traçar um bom cronograma de conteúdo para começar o awareness de sua marca.

    Dados levantados pela Social Media Trends apontam que 96,2% das empresas do Brasil já estão trabalhando assiduamente na construção de sua imagem no mundo virtual, por isso a dica aqui é não só ter presença virtual, como também ter uma presença marcante. Para isso, é necessário saber identificar qual a comunicação ideal para estabelecer com seu público, definindo quem ele é, o que gosta de fazer, que tipo de conteúdo gostaria de consumir, etc.

    Manter o relacionamento com a sua audiência é uma forma de estar sempre aos olhos dela, por isso, investir em conteúdos para Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, Youtube e outras redes sociais traz tanto resultado. O desafio é sempre entregar conteúdos que o público quer conferir e, em troca, eles lembrarão de você na hora de comprar.

  2. Crie experiências
    Presença online é importante, mas aparecer de surpresa no mundo real é tão importante quanto. Estar presente em feiras, eventos ou até mesmo no cotidiano do consumidor, seja em supermercados ou parques, é muito importante para associar seu produto diretamente a situações do dia a dia.

    A contratação de uma agência especializada em Live Marketing e experiências inovadoras para o consumidor final é mais do que bem-vinda aqui, pois a ideia é justamente impactar o público certo, apresentando-se para ele com um aliado em situações comuns ou até mesmo oferecendo para ele experiências divertidas e marcantes, como sorteios, distribuição de amostras-grátis e outras interações. Se você nunca ouviu falar em Marketing de Ativação, recomendamos a leitura de um artigo bem detalhado do nosso blog – clique aqui e confira.

  3. Firme parcerias
    Fazer parceria com outras empresas, que dialoguem com os valores de sua marca, também é uma boa ideia para fortalecer o Awareness de sua marca. Nessa dica, também incluímos o trabalho dos influenciadores digitais, uma vez que eles podem ser ótimos aliados na hora de ampliar o número de pessoas que conhecem seu negócio.

    Estar visível ao lado de marcas que tem mais tempo de mercado e que não sejam seus concorrentes diretos é uma ótima forma de fazer o público entrar em contato com os benefícios e vantagens do seu negócio. Patrocinar eventos e apoiar causas que dialoguem com o propósito de sua empresa também é uma boa estratégia.

  4. Use as tags a seu favor
    Não é por acaso que as pessoas e as empresas usam e abusam das hashtags hoje em dia. Elas ajudam a fazer sua empresa ser encontrada em meio ao mar de oportunidades e concorrentes virtuais.

    Por isso, é muito importante fazer um bom trabalho de Otimização para Motores de Busca (SEO), para que sua empresa seja encontrada pelo consumidor de forma orgânica e não só por meio de anúncios pagos. É importante não só investir em grandes estratégias, mas também cuidar da manutenção do imaginário de sua marca, por meio de conteúdos de Inbound Marketing, tais como Blog, Newsletter, etc.

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Por Daniel Elias