Vivemos em um período histórico bastante competitivo. Se por um lado a tecnologia democratizou o acesso das pessoas à informação e aproximou as marcas de seus consumidores, por outro lado ela também aumentou bastante a concorrência, já que hoje basta ter uma ideia e a internet para alcançar o público.
No entanto, por melhores que sejam as ferramentas virtuais hoje em dia, elas não são garantia de sucesso. É sempre preciso ter em mente que as grandes empresas possuem estratégias bem consistentes por trás de suas ações. E boa parte dessas estratégias estão sempre focando em uma palvarinha bem espefícia: Awareness.
Você muito provavelmente já deve ter ouvido o termo Awareness em alguma palestra ou mesmo em alguma conversa corporativa. Mas, afinal, o que significa esse termo?
Explicamos, a seguir, o conceito de Awareness e também como ele é importante para que a sua empresa alcance cada vez mais público e gere mais vendas. Se quiser entender melhor como se dá essa importante implementação, então continue lendo:
O que é Awareness?
Brand Awareness nada mais é do que o conhecimento de uma marca por parte do público. Quando o consumidor tem consciência sobre seus produtos, serviços ou sobre a sua empresa em geral, ele está mais apto a consumir ou fechar negócio com você.
Quando o Awareness de uma marca está bem estabelecido, as pessoas sabem distinguir muito bem a sua marca de outras, e entende muito bem quais os benefícios específicos dela. Quanto maior o reconhecimento de marca, mais os consumidores se familiarizam com o universo de seu negócio, identificando mais facilmente sua comunicação e seus produtos.
Benefícios
Trabalhar o Awareness de sua marca é importantíssimo, pois é isso que irá trazer notoriedade para o seu negócio e diferenciá-lo de outros aos olhos do público. Além disso, um bom trabalho de Awareness ainda traz alguns benefícios extras para a sua marca; tais como:
- Aumento de vendas: já que a identificação com a marca gerará interesse espontâneo por parte do público por consumir seu produto ou serviço;
- Reconhecimento de autoridade: já que a exposição e a presença de sua marca no imaginário popular trará confiabilidade;
- Aumento de indicações: já que o famoso “boca a boca” ainda é o melhor jeito de fazer sua marca crescer.
Como colocar em prática?
Agora a pergunta que não quer calar é: como estruturar um bom trabalho de Awareness? Primeiramente, devemos entender que o sucesso dessa empreitada não dependerá de achismos e nem de jogos de sorte, mas sim em pesquisas bem aprofundadas sobre sua marca, seu público-alvo e sobre o comportamento atual do consumidor de modo geral.
Para começar, a melhor opção é sempre contratar uma agência especializada em Trade Marketing para te ajudar não só a fazer as decisões corretas, como também colocar as ações para funcionar. Além disso, deve-se ter em mente as seguintes estratégias para que o trabalho dê resultado:
- Fique online
Sua marca está nas redes sociais? Se a resposta é não, você deve não só criar uma conta hoje mesmo, como também traçar um bom cronograma de conteúdo para começar o awareness de sua marca.
Dados levantados pela Social Media Trends apontam que 96,2% das empresas do Brasil já estão trabalhando assiduamente na construção de sua imagem no mundo virtual, por isso a dica aqui é não só ter presença virtual, como também ter uma presença marcante. Para isso, é necessário saber identificar qual a comunicação ideal para estabelecer com seu público, definindo quem ele é, o que gosta de fazer, que tipo de conteúdo gostaria de consumir, etc.
Manter o relacionamento com a sua audiência é uma forma de estar sempre aos olhos dela, por isso, investir em conteúdos para Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, Youtube e outras redes sociais traz tanto resultado. O desafio é sempre entregar conteúdos que o público quer conferir e, em troca, eles lembrarão de você na hora de comprar. - Crie experiências
Presença online é importante, mas aparecer de surpresa no mundo real é tão importante quanto. Estar presente em feiras, eventos ou até mesmo no cotidiano do consumidor, seja em supermercados ou parques, é muito importante para associar seu produto diretamente a situações do dia a dia.
A contratação de uma agência especializada em Live Marketing e experiências inovadoras para o consumidor final é mais do que bem-vinda aqui, pois a ideia é justamente impactar o público certo, apresentando-se para ele com um aliado em situações comuns ou até mesmo oferecendo para ele experiências divertidas e marcantes, como sorteios, distribuição de amostras-grátis e outras interações. Se você nunca ouviu falar em Marketing de Ativação, recomendamos a leitura de um artigo bem detalhado do nosso blog – clique aqui e confira. - Firme parcerias
Fazer parceria com outras empresas, que dialoguem com os valores de sua marca, também é uma boa ideia para fortalecer o Awareness de sua marca. Nessa dica, também incluímos o trabalho dos influenciadores digitais, uma vez que eles podem ser ótimos aliados na hora de ampliar o número de pessoas que conhecem seu negócio.
Estar visível ao lado de marcas que tem mais tempo de mercado e que não sejam seus concorrentes diretos é uma ótima forma de fazer o público entrar em contato com os benefícios e vantagens do seu negócio. Patrocinar eventos e apoiar causas que dialoguem com o propósito de sua empresa também é uma boa estratégia. - Use as tags a seu favor
Não é por acaso que as pessoas e as empresas usam e abusam das hashtags hoje em dia. Elas ajudam a fazer sua empresa ser encontrada em meio ao mar de oportunidades e concorrentes virtuais.
Por isso, é muito importante fazer um bom trabalho de Otimização para Motores de Busca (SEO), para que sua empresa seja encontrada pelo consumidor de forma orgânica e não só por meio de anúncios pagos. É importante não só investir em grandes estratégias, mas também cuidar da manutenção do imaginário de sua marca, por meio de conteúdos de Inbound Marketing, tais como Blog, Newsletter, etc.
Gostou das informações? A InFoco tem mais de 30 anos de mercado e muito know-how para ajudar a sua empresa a estruturar estretégias de Awareness para sua marca, clique aqui e saiba mais.
Por Daniel Elias