Quando o assunto é Live Marketing, um dos grandes objetivos é causar brilho nos olhos das pessoas. Isso porque experiências marcantes oferecidas por uma marca criam memórias afetivas duráveis no público, que muito provavelmente acabará se tornando um cliente.
O sucesso dessas ações não depende só da distribuição de brindes ou dos passatempos interativos, mas também da estrutura projetada especialmente para abrigar a atividade de promoção. Seja em uma feira, evento ou no ponto de venda, o ambiente é parte da experiência, e ele também conta muito na hora de despertar o interesse do público.
Dos mais singelos displays e quiosques aos mais sofisticados stands e cenários: o Live Marketing é possível não só graças a uma equipe de profissionais de marketing e recepção, mas também por engenheiros e arquitetos cenográficos. Esses profissionais raramente são lembrados pelo público, mas eles são essenciais para que a ação corra bem.
Quer entender melhor por que os profissionais de engenharia e arquitetura são essenciais no Live Marketing? Confira, a seguir:
Arquitetura cenográfica
O arquiteto cenográfico é o profissional responsável por zelar pela estética e pela funcionalidade de uma estrutura. Com base nas expectativas e no objetivo de cada cliente, seu trabalho é chegar a um conceito em que o cenário seja atrativo e passe uma mensagem sobre a marca e esteja conectado com o propósito da ação em si.
Além disso, é importante conhecer bem a empresa antes de criar um projeto para ela. Por isso, o trabalho do arquiteto estará intimamente ligado à pesquisa e ele precisará se reunir com o time de Live Marketing responsável para chegar a um consenso sobre o que é melhor para o evento.
Beleza x Funcionalidade
É comum confundir a função de um arquiteto com a de um engenheiro, mas, antes de criar a nossa ação de Live Marketing, precisamos, primeiro, entender a diferença entre as duas ciências. Enquanto o trabalho arquitetônico foca na funcionalidade baseada na estética, o trabalho de engenharia cenográfica foca na parte técnica, considerando os cálculos estruturais e a durabilidade dos materiais.
Isso quer dizer que não adianta uma estrutura ser bonita e funcional no papel, mas, na hora de ser montada, não se comportar de acordo com o esperado. Às vezes uma estrutura pode ser grande demais para o espaço escolhido, pesada demais, ou os materiais escolhidos podem ser frágeis demais.
Não é sempre que será possível encontrar um arquiteto e um engenheiro cenográfico para a sua equipe, pois, nesse segmento, é mais comum encontrar profissionais que desempenham as duas funções. É importante se certificar, porém, de que o profissional escolhido esteja apto para pensar na ideia e na execução da instalação.
Evitando acidentes
Antes de permitir a montagem de sua tenda, quiosque, stand ou cenário de promoção, é muito importante ter a segurança de que a instalação é viável, e é por isso que é imprescindível ter como aliados profissionais de arquitetura e engenharia cenográfica. A contratação de uma agência especializada em Live Marketing também é super recomendável, uma vez que ela auxiliará na criação da ação do zero e ainda garantirá o respaldo jurídico e a equipe adequada para o trabalho – entenda melhor sobre a Legislação para Marketing clicando aqui.
Algumas empresas optam por cortar custos e fazem suas próprias promoções, porém, é preciso ter cautela, pois a segurança da equipe e do público em geral é ainda mais importante do que a ação em si. Um cenário mal montado pode acarretar em graves acidentes, desde desabamentos a até incêndios, então a dica é não permitir nenhuma atividade que seja incerta ou arriscada.
Esse conteúdo foi útil para você? A InFoco tem mais de 30 anos de mercado e muito know-how para ajudar a sua empresa a realizar ações de Live Marketing de sucesso, clique aqui e saiba mais.
Por Daniel Elias