O mundo do marketing tem muito a explorar, e, às vezes, isso pode ser tanto uma benção quanto uma maldição. Isso porque são tantos nomes, siglas e segmentos que é comum se sentir perdido.
Mesmo quem tem uma empresa bem estabelecida e trabalha há anos vendendo ou oferecendo serviços pode ser pego de surpresa em alguma reunião. Termos como Marketing ATL e BTL podem ser um verdadeiro elefante branco durante a discussão de uma ação ou negociação.
Quem já está acostumado a promover ações em feiras e eventos ou até mesmo ativações, certamente já utilizou na prática um pouco do que o ATL e o BTL propõem, mesmo sem saber. Felizmente, a explicação para essas siglas é mais simples do que parece.
Quer entender qual a diferença entre Marketing ATL e BTL e quais as funções e benefícios de cada um? Confira, a seguir:
Qual o significado dessas siglas?
Os conceitos ATL e BTL não são novos; na verdade eles surgiram nos anos 50. Empresas renomadas e que vendiam de forma massiva passaram essas estratégias, que acabaram se tornando lei no mercado devido suas eficácias.
ATL significa “above the line”, ou seja, “acima da linha” em português, enquanto BTL significa “bellow the line”, ou seja, “abaixo da linha”. Agora, vamos entender melhor qual o conceito e os benefícios de cada uma dessas estratégias.
Marketing ATL
Ações de Marketing BTL são estratégias dirigidas ao público geral, ou seja, sem o objetivo de atingir um nicho específico. A ideia aqui é alcançar a maior quantidade de pessoas possível, por meio do desenvolvimento de marca.
Nessa lógica, os consumidores, embora não necessariamente qualificados, notarão a marca por meio dessas ações. Dentre os principais benefícios do Marketing ATL, destacamos:
- Mais alcance: aqui o foco é divulgação massiva;
- Conexão com o público: mensagens mais diretas, que impactam o público;
- Mais awareness: se você não sabe o que é awareness, clique aqui para descobrir.
Marketing BTL
Ações de Marketing BTL são estratégias dirigidas a nichos específicos de consumidores. A proposta é criar publicidades memoráveis, criativas e muito bem direcionadas.
Se uma empresa trabalha com um segmento tão nichado que é até difícil de encontrar clientes no momento de compra, então certamente é necessário um bom trabalho de BTL. Dentre as vantagens dessa estratégia, estão:
- Direcionamento preciso: o objetivo é achar o público-alvo, por mais específico que seja;
- Monitoramento e ajustes: a facilidade de controle favorece uma gestão mais assertiva e editável de direcionamentos;
- Melhor retorno: é possível melhorar o ROI, pois há um controle maior sobre a divulgação.
Qual estratégia devo escolher?
Vale ressaltar que, embora haja diferenças entre o Marketing ATL e BTL, essas duas estratégias não são opostas, na verdade elas até se complementam. É importante ter isso em mente, pois tanto uma quanto a outra, se elaboradas com eficácia, podem trazer muitas vantagens para o seu negócio.
Enquanto o Marketing ATL utiliza bastante a mídia massiva tradicional, como comerciais de televisão, rádio e outdoors, por exemplo, o Marketing BTL faz uso da publicidade indireta e da publicidade digital, como em games, displays e patrocínios. Ou seja, a eficácia do projeto vai depender do objetivo de cada ação.
Promoções ações de Live Marketing e Marketing de Ativação, por exemplo, são formas de unir, de certa forma, as duas estratégias em uma só, uma vez que é possível atingir tanto um público massivo quanto consumidores mais segmentados. Para isso, é mais do que recomendada a contratação de uma agência especializada, que irá ajudar a definir melhor o projeto e quais os melhores caminhos para seguir, de acordo com a expectativa da empresa.
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Por Daniel Elias