Quando falamos em captação de leads e contatos para prospecção, toda empresa precisa ter em mente que esses dados devem ser armazenados e administrados com muito cuidado. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada em 2018 justamente para combater o uso indiscriminado de informações pessoais de clientes.
Atualmente, toda empresa tem seu método de coleta de dados. No entanto, é muito importante saber se essas informações estão sendo captadas e protegidas de forma eficiente perante a Lei.
Essa preocupação com a gestão de informações pessoais não deve ser apenas vista como um problema burocrático, mas sim como uma boa gestão da imagem de uma empresa em si. Hoje em dia, muitos clientes deixam de comprar e de fazer negócio com empresas descuidadas que deixaram seus dados serem vazados ou acessados por hackers.
Quer descobrir se sua empresa está armazenando corretamente os dados de seus clientes? Então confira, a seguir, algumas dicas para não se encrencar com a LGPD:
Classificando os dados
Para começar, existem dois grupos principais de dados de clientes classificados pela LGPD. Assim que coletadas, essas informações exigem tratamentos diferentes:
- Dados pessoais: Nome, CPF, RG, telefone, e-mail e outros dados que identificam o cidadão;
- Dados pessoais sensíveis: Dados de saúde, orientação sexual, etnia, convicção religiosa e impressões digitais, por exemplo.
Se os dados pessoais exigem bastante atenção da empresa ao serem coletados, os dados pessoais sensíveis requerem ainda mais cautela. Além disso, esses dados envolvem consentimento do titular e podem ser enquadrados em diversas situações de infração previstas na Lei caso sejam captados ou divulgados indevidamente.
No caso de empresas do ramo farmacêutico, por exemplo, o contato com informações sigilosas de dados pessoais sensíveis deve ser tratado com ainda mais seriedade. Ainda assim, se sua empresa for de outro setor e estiver captando leads em um evento, ela pode sofrer consequências sérias se desrespeitar o código previsto na LGPD, ainda que seja um simples armazenamento de dados pessoais.
Cuidados necessários
Com base nesses fatos, vem a dúvida: como gerenciar com o cuidado adequado com as informações pessoais e sensíveis dos clientes? Bom, a resposta é, na verdade, bem simples: cada operação que envolva o tratamento de dados coletados deve ser identificada, avaliada e ajustada com base nos princípios da LGPD.
E, além disso, é necessário respeitar também as Legislações de Marketing, que protegem o consumidor de lesões e garantem a idoneidade das empresas. Clique aqui para saber mais sobre esse assunto.
É importantíssimo treinar toda a equipe de colaboradores do seu negócio para que eles estejam preparados para gerenciar os dados dos clientes. Aliás, vale lembrar que a LGPD não pauta apenas coletas virtuais: ela também engloba dados que foram coletados manualmente e requerem tanta atenção quanto os demais.
Outro ponto de atenção para considerar é que, muitas vezes, os dados de uma empresa são terceirizados e compartilhados com prestadores de serviço. Por esse motivo, é importantíssimo garantir em contrato cláusulas que protejam essas informações juridicamente.
É imprescindível que as empresas invistam em capacitação de equipe e segurança para que os dados dos clientes sejam adquiridos e mantidos com responsabilidade, ainda mais em uma era de hiperconexão. Estar sempre de olho em gráficos e monitoramentos específicos para seu segmento é indispensável para garantir a idoneidade de sua empresa.
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Por Daniel Elias