Você muito provavelmente já deve ter ouvido falar em Trade Marketing, não é? Apesar de ser um termo comum no meio corporativo, ele representa um conceito tão amplo que não é tão simples assim resumi-lo em uma única frase.
Mas o motivo do Trade Marketing estar tão presente no dia a dia das empresas e marcas é que ele é indispensável para gerar awareness e, consequentemente, aumentar vendas e otimizar negociações. Isso porque o assunto envolve diversos setores empresariais e impacta diretamente nas decisões da marca.
Além disso, quando falamos sobre questões relacionadas aos pontos e venda e também sobre o consumidor final, o termo automaticamente vai acabar aparecendo no brainstorm. Isso porque já é mais do que comprovado que um Trade Marketing bem feito pode ser o fator que determinará o sucesso de uma campanha.
Quer entender melhor esse conceito e saber como colocá-lo em prática? Confira, a seguir, as principais características e vantagens do Trade Marketing para o seu negócio:
Afinal, o que é Trade Marketing?
Em linhas gerais, o Trade Marketing é uma estratégia que tem como foco chamar atenção de mercadorias em seus pontos de venda. O objetivo é atender as demandas específicas do comprador, estimulando o consumo de itens tanto do varejo quanto no atacado, adaptando-se sempre aos diferentes canais de distribuição.
Indo muito além de apenas posicionar um produto de forma chamativa na prateleira, o Trade Marketing ainda deve considerar diversos aspectos para chegar a uma concepção realmente assertiva de ação. Isso quer dizer que essa estratégia também envolve estudar o comportamento e os hábitos dos consumidores, de modo que seja definido o canal de mídia a ser utilizado, os produtos a serem desenvolvidos, quais itens devem ser mantidos no estoque, entre outras escolhas. Unindo o setor de vendas e o de marketing, o Trade Marketing representa um plano de posicionamento de marca no mercado. Além disso, é uma área que está sempre em transformação, adaptando-se às novas características, exigências e formas de consumo de seu tempo.
Quais são os benefícios?
O Trade Marketing é importantíssimo para ajudar as empresas a identificar oportunidades estratégicas nos pontos de venda. Se coerentes com a marca e com o mercado, as escolhas feitas no começo de uma campanha de lançamento, por exemplo, podem gerar resultados em um período ilimitado.
Com o objetivo macro de fortalecer a marca, a estratégia, por consequência, tende a gerar mais vendas. Além disso, existem mais três benefícios principais de um trabalho de Trade Marketing que podem se ramificar em ainda mais vantagens:
- Mais exposição: No marketing comercial, sua empresa negocia com varejistas, lojistas e atacadistas. Porém, com ações eficazes de Trade Marketing, seu produto ganha mais presença de mercado, alcançando diretamente o consumidor.
- Subida no ranking: Quando aumenta a visibilidade de um produto, aumenta automaticamente sua vantagem competitiva. Isso é, quanto mais presente sua marca se faz no mercado aos olhos do consumidor, maior vantagem ela terá em relação às outras.
- Novos consumidores: Com base nos estudos do Trade Marketing e também no uso de tecnologia e dados, a abertura do seu produto para consumidores mais qualificados e segmentados é inevitável. Desse modo, é possível alcançar novos mercados e aumentar exponencialmente o número de vendas.
Como colocar em prática?
Para obter bons resultados, não é apenas a presença que importa, mas também a maneira como toda a estratégia se alinha aos propósitos da sua marca. Agora que você já entendeu o que é o Trade Marketing e sua importância, é hora de entender alguns aspectos que são determinantes para o sucesso de uma ação:
- Canais de distribuição ideais: Não adianta estar em todo lugar se você não estiver em pelo menos um lugar certo. Isso significa que, no Trade Marketing, importa muito a definição precisa dos melhores canais de distribuição do seu produto, para que o investimento não seja feito em vão.
- Criatividade conta muito: Saber onde vai estar seu produto é tão importante quanto saber como o seu produtos será apresentado ao consumidor. O uso criativo das gôndolas e prateleiras do mercado pode ser determinante para o sucesso de uma ação.
- Contratação de uma agência séria: Encontrar uma agência especializada e com um bom portfólio é importantíssimo para o sucesso de todo o projeto. Ela ficará responsável por toda a concepção, produção e implementação da estratégia e sua empresa só precisará aprovar as ideias.
- Ganha-ganha: Uma ação de sucesso é uma ação em que tanto a empresa quanto os canais de vendas se beneficiam. Por isso, é indispensável estabelecer uma boa relação de vantagens com os pontos de venda, para que seus serviços também sejam bem vistos por eles.
Esteja online: Nunca subestime o poder das redes sociais! Sempre que possível, documente e compartilhe com os seguidores da sua marca suas ações de marketing – clique aqui para saber o que pode e o que não pode ser feito nas mídias virtuais. - Manter a relevância: Quando seu produto é o favorito, podem passar anos e ele ainda vai estar na boca do povo. Mesmo diante das novidades, o Trade Marketing precisa trabalhar para não deixar sua marca se tornar obsoleta nunca, contando sempre com os varejistas adequados, marketing de ativação e as boas e velhas “amostras grátis”.
Está buscando um parceiro competente para pôr em prática o Trade Marketing da sua empresa? Com mais de 30 anos de mercado e um amplo leque de opções, a InFoco pode te ajudar na concepção e realização da ideia, clique aqui e saiba mais.
Por Daniel Elias