Uma empresa pode ser grande, bem consolidada e ter anos de história, mas, mesmo assim, isso pode ser não suficiente para se manter relevante no mercado nos dias atuais. Sabemos que, com o surgimento diário de novas empresas e startups, o mundo está cada vez mais competitivo e, por isso, não dá para bobear na hora de estruturar as estratégias de uma empresa.
A criatividade é peça fundamental na contemporaneidade, assim como a experiência do cliente, que tem ganhado cada vez mais destaque em todos os segmentos. Chamar a atenção para seu serviço ou marca, de forma impactante e memorável é, hoje em dia, um dos segredos para manter seu nome vivo no mundo dos negócios.
O marketing de ativação é uma excelente ferramenta para isso, seja por estar intimamente ligado à inovação ou pela versatilidade de opções já estruturadas e que são garantia de sucesso que apresenta para as empresas. Estar presente no dia a dia do consumidor, de forma bem pensada, é, sem dúvida, o grande mote desse tipo de plano de ação.Se você nunca ouviu falar nesse termo ou quer entender mais, continue lendo esse artigo, pois separamos para você os principais conceitos e insights a respeito do marketing de ativação. Confira, a seguir:
O que é?
Antes de explicarmos o que é o marketing de ativação propriamente dito, é importante ressaltar que existe um contexto específico no qual ele está inserido. Quando vamos lançar um novo produto no mercado, por exemplo, temos antes que fazer uma análise sobre o segmento em que se encontra esse lançamento e pensar nas adaptações necessárias para implementação, com base nos resultados obtidos.
Depois disso é que entra a ativação, que é escolher a forma como o produto será apresentado ao público e colocado, enfim, em circulação. O marketing de ativação nada mais é do que a estratégia por trás das decisões de como realizar esse lançamento ou reforçar a história de uma marca para o público, por meio de experiências chamativas que condizem com o universo do produto e da empresa.
Esse planejamento está intimamente ligado ao trade marketing, que abordamos anteriormente aqui no blog. Clique aqui para saber mais.
O marketing de ativação é diferente do marketing tradicional porque ele se propõe a pensar em soluções criativas para captar a atenção do consumidor. Trazer e apresentar o produto em locais cotidianos, como o supermercado, o shopping e o parque, por exemplo, é uma técnica que funciona, pois atrai a atenção do cliente em potencial já inserindo o lançamento na rotina dele.
Embora pareça tudo muito simples, não é tão fácil assim chegar em uma ideia totalmente original para um lançamento ou campanha. O marketing de ativação é o resultado de muito estudo acerca da marca, do comportamento humano, do público-alvo e do que pode ou não funcionar naquele local e horário definidos pela empresa.
Ao “ativar” sua marca de forma atraente e inovadora no lugar certo e para as pessoas certas, as chances do seu lançamento ou campanha dar certo é bem grande. A ideia aqui é trazer uma boa oferta para as pessoas que serão convidadas a conhecer mais sobre sua empresa e seu produto, ainda que elas não possuam nenhum conhecimento prévio ou relação com sua marca.
Quais os benefícios?
Por mais importante que seja para uma marca estar à vista do público, é importante também entender, de forma detalhada, quais são as vantagens de investir em uma boa ativação. Falando agora mais precisamente dos resultados de um trabalho bem feito de marketing de ativação; destacamos:
- Constrói e fortalece o imaginário sobre a marca: Diferente de ações online ou televisivas, o contato direto com o público em ativações se faz presente em momentos que o consumidor em potencial está mais receptivo para relacionar sua solução ou produto com sua vida cotidiana;
- Vantagem mais palpável: Uma vez presente na rotina do consumidor, o marketing de ativação auxilia o público a visualizar o uso daquele produto ou serviço em sua rotina, uma vez que ele já esteve à vista longe das telas e panfletos;
- Impacta muitas pessoas ao mesmo tempo: Dependendo do local ou ocasião escolhidos, o número de pessoas que serão impactadas pela ativação pode ser gigantesco, gerando mais chances de venda;
- Potencial viralização: O marketing de ativação pode ocasionar o famoso e infalível boca a boca, que é quando o cliente fica tão impactado pela marca ou solução que compartilha as vantagens com seus amigos e familiares por livre e espontânea vontade;
- Combate à dispersão: O marketing digital é importantíssimo, mas o público anda também muito disperso devido à alta frequência de ofertas novas. Uma boa ativação pode chamar mais atenção pelo fator curiosidade humana do que um cartaz ou banner online, por exemplo;
- Destaque perante o mercado: Com uma estratégia de ativação bem consolidada e chamativa, as chances do público impactado recorrer à sua empresa ou produto no lugar das soluções da empresa concorrente é bem alta;
- Estimula a memória: O público que foi impactado por sua ativação dificilmente esquecerá dela ou de sua marca, fortalecendo sua simpatia por ela.
A aplicação
A aplicação do marketing de ativação irá depender de todo o estudo acerca da marca e do lançamento almejado, além de considerar o público-alvo e evitar associações erradas ao produto. Parte da ativação pode ser online, parte pode ser virtual, desde que as iniciativas se relacionem e façam sentido para o consumidor que será impactado.
Outras ideias que podem estar presentes em uma ativação são:
- Presença em evento (festivais, feiras, etc)
- Distribuição de amostras grátis (o famoso sampling);
- Experiência imersiva marcante (como uma brincadeira ou jogo);
- Presença no varejo (lançamento em supermercado, loja, etc).
O bom resultado
Investir nessa estratégia não é necessariamente uma escolha cara para a empresa. Na verdade, tudo irá depender de qual foi a solução criativa encontrada para a ativação e, muito provavelmente, o custo-benefício para a marca será revelado no ROI, o famoso retorno sobre investimento.
Uma melhora significativa no ROI sem ter sido necessário esgotar todo o orçamento de marketing é o resultado de uma ativação de sucesso. Aumentando o faturamento no pós ação, a empresa cria oportunidades para novos investimentos e pode continuar impactando cada vez mais pessoas.
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Por Daniel Elias