Quem administra uma empresa ou lidera o time de marketing de uma sabe que, para se manter no mercado, é preciso pensar sempre fora da caixa e estar um passo à frente dos concorrentes. Isso porque hoje, com o advento da internet, está cada vez mais fácil para o consumidor encontrar uma segunda, terceira ou quarta opção além do seu produto ou serviço – e ter um diferencial perceptível não é só mais uma questão de estratégia, mas também de necessidade.
Não é à toa que, mesmo em uma era de hiperconexão virtual e de muito investimento em publicidade digital, muitas empresas sempre voltam a recorrer ao Live Marketing. Afinal, impactar o consumidor diretamente em situações do dia a dia, como em eventos, feiras ou até mesmo no ponto de venda, é uma forma de estar presente na rotina dele e de ser lembrado, seja a curto ou a longo prazo.
Ainda assim, uma pergunta que ainda pode pairar até mesmo em empresas mais consolidadas é: como medir o retorno desse tipo de ação?
Se você ainda não entende muito bem a diferença entre os conceitos de Marketing e Live Marketing, temos um artigo aqui no blog que pode te ajudar – clique aqui e confira. Caso já tenha familiaridade com os termos, mas ainda não entende como mensurar o retorno de campanhas de “marketing presencial”, então confira, a seguir, algumas dicas:
Entendendo o Live Marketing
Primeiramente, temos sempre que lembrar que no Live Marketing estamos falando também do conceito de Marketing de Experiência. Isso significa que não se trata apenas de um simples anúncio ou divulgação, mas de todo um contexto em que o consumidor será inserido, apresentando a ele uma situação marcante em que ele será impactado não só pelo produto, mas também pela atividade ou brincadeira proposta.
Vale destacar aqui que, como o próprio nome já sugere, o Live Marketing exige a participação presencial do consumidor. Ou seja, essa proposta precisa considerar o público que estará passando ou frequentando o local escolhido para a ação.
Esse tipo de experiência fará com que o cliente associe sua marca diretamente àquela experiência marcante no mundo real, mesmo que se passem dias, semanas, meses ou até mesmo anos. Quanto mais criativa ou simplesmente afetiva for a experiência desse consumidor, maiores as chances de ele comprar seu produto ou contratar seu serviço no futuro.
Como medir o retorno das ações?
Já entendemos que o Live Marketing pode trazer muitos benefícios para a sua marca, mas agora a pergunta que não quer calar é: como identificar e mensurar o retorno desses projetos? Bom, a verdade é que, antes mesmo de realizar uma ação, é necessário definir qual o objetivo dela.
Vender mais, conquistar mais seguidores nas redes sociais, gerar leads, subir uma hashtag nas redes para engajamento, apresentar um novo produto ou serviço, gerar awareness… Só a partir da definição de um objetivo é que será possível estabelecer os KPIs, que são os indicadores-chave de desempenho.
Por mais que a empresa queira inovar e trazer experiências inesquecíveis para os consumidores, é preciso, primeiro, ver se essa ideia condiz com o objetivo da ação. Aqui vão alguns exemplos de diferentes métricas para avaliar o retorno com base no investimento em Live Marketing:
- Geração de leads: Comparar o número de cadastros obtidos com a taxa de conversão em leads qualificados;
- Reconhecimento de marca: Acompanhar o aumento de menções nas mídias, aumento de seguidores redes sociais, buscas online pelo nome da marca;
- Conversões: Checar o número de vendas diretas no período da ação e também fidelizações e afiliações;
- Ticket médio: Ficar de olho se houve aumento no ticket médio no período da ativação;
- Pesquisas qualitativas: É possível também pesquisar se houve alguma melhoria no sentimento do público em relação à marca por meio dessas pesquisas.
Com base nas formas de medição apresentadas anteriormente, podemos elaborar melhor qual a melhor decisão estratégica para atender às necessidades atuais da empresa. Por exemplo, se a sua marca ainda não for tão conhecida, talvez seja melhor investir em boas ações de apresentação e geração de leads antes de investir em ideias que acabariam focando mais em fidelização.
Vale lembrar que as métricas de ROI no Live Marketing valem também para o longo prazo, uma vez que os resultados mais imediatos podem não representar a totalidade da ação. Isso significa que a experiência que marcou o cliente pode gerar retorno ainda por algum tempo e não somente durante o período da ação.
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Por Daniel Elias