Conheça as principais Estratégias de Marketing e suas Diferenças

nov 25, 2022 | Marketing | 0 Comentários

Mesmo quem já tem anos de experiência no mundo dos negócios vez ou outra se confunde quando o assunto é marketing. Afinal, são tantos termos e vertentes que é muito comum não lembrar todos de primeira.

No entanto, entender e saber a diferença entre as estratégias é muito importante para garantir que as melhores decisões sejam tomadas em cada campanha, ação ou promoção. Além disso, utilizar a nomenclatura correta ajuda prestadores de serviço a visualizarem melhor o que é necessário para cada projeto, evitando, assim, confusões com conceitos de marketing que se complementam, mas que, no fim, não significam a mesma coisa.

Quer entender melhor a diferença entre as principais estratégias de marketing e para qual finalidade cada uma existe? Então confira, a seguir, o conteúdo que listamos para você:

Marketing

Primeiramente, vamos falar do marketing em si. Embora seja uma palavra que traga um significado bem amplo, o marketing nada mais é do que a comunicação feita fora do ponto de venda.

Isso significa que ele envolve a criação, a comunicação e a oferta de valor para os clientes. Desse modo, o marketing é responsável pela administração da relação da marca com o consumidor

Além dos cartazes e anúncios de televisão, uma das categorias mais utilizadas hoje em dia para estabelecer e manter essa relação com o público é o chamado marketing de conteúdo, onde principalmente as redes sociais ganham o papel de manter a audiência fidelizada com informações relacionadas à marca. Ele, inclusive, faz parte das estratégias do marketing digital, responsável hoje pela presença das marcas em anúncios do mundo virtual.

No entanto, existem outras estratégias que são tão importantes quanto e que também desempenham funções-chave para estimular vendas. Saiba mais sobre elas a seguir.

Trade Marketing

Diferente do “marketing comum”, o trade marketing foca na conquista do consumidor especificamente no ponto de venda. A ideia aqui é proporcionar uma boa experiência de compra para o consumidor, ressaltando os benefícios e o valor da marca.

Quando falamos de trade marketing, também estamos falando de merchandising. O merchandising utiliza técnicas e informações visuais para destacar um produto e, assim, influenciar o consumidor. A forma como uma marca é apresentada ao consumidor influencia diretamente no número de vendas. Para obter sucesso, o trade marketing exige o estudo do comportamento humano, criando projetos sempre condizentes com as expectativas e anseios do público – clique aqui e saiba mais sobre.

Live Marketing

Como o próprio nome já sugere, o live marketing acontece “ao vivo”, buscando a interação com o público com a marca. Ele é complementar ao trade marketing, porém, suas ações devem ser ainda mais inovadoras e nem sempre se restringem somente ao ponto de venda.

O live marketing é responsável por levar experiências até o consumidor, sempre com o foco de gerar interesse e aumentar o número de vendas, é claro. Ele pode acontecer em muitos lugares: no ponto de venda, em um evento, até em um ponto de ônibus, caso seja interessante para a empresa.

A ideia aqui é que a marca seja associada a um momento marcante vivido pelo consumidor, apresentando a ele vantagens condizentes com o universo da marca, como um cenário instagramável e as boas e velhas amostras grátis, por exemplo. Quando o live marketing apresenta um novo produto para o consumidor, essa iniciativa é chamada de marketing de ativação.

Comercial

É muito comum chamarmos uma propaganda publicitária de TV pelo nome de “comercial”. No entanto, o uso correto dessa palavra se refere, na verdade, ao setor responsável por manter contato direto com os clientes de uma marca.

A equipe do setor comercial ajuda os clientes a escolherem os produtos que atendam às suas necessidades e a concluírem as vendas. No fim, para que o setor comercial possa trabalhar, é necessário que os setores de marketing e de trade já estejam bem estruturados.

Gostou das informações? A InFoco tem mais de 30 anos de mercado e muito know-how para ajudar a sua empresa a estruturar boas estratégias de trade marketing, live marketing e marketing de ativação – clique aqui e saiba mais.

Por Daniel Elias