Com o mercado cada dia mais competitivo, tem vezes que inovar e manter sua marca relevante pode parecer uma missão impossível. Mas não se preocupe, toda empresa, em algum momento, passa por uma crise e precisa pensar em estratégias para impactar novos clientes ou fidelizar antigos.
O Marketing de Ativação é uma das soluções mais buscadas por empresas que perceberam que não adianta focar só no mundo virtual e reúnem energia para buscar oportunidades também à moda antiga – no mundo real. Ao contrário do que muitos amantes da tecnologia podem pensar, marcar presença em pontos de venda e eventos pode ser a iniciativa que faltava para uma marca se destacar em meio à concorrência.
A questão é: a forma como você expõe sua empresa ou produto no mundo também vai definir a impressão que os consumidores têm do seu negócio de forma geral. Se você sente a necessidade de entender melhor o conceito de marketing de ativação, clique aqui.
Se você já sabe um pouco de ativação, continue lendo, pois vamos trazer, a seguir, alguns exemplos do que fazer e do que não fazer na hora de levar sua marca para uma ação no mundo físico.
1. Não faça necessariamente o que os outros estão fazendo
É muito comum dar uma olhadinha na concorrência quando estamos procurando referências para nossa ativação de marca. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois não é só porque uma ideia deu certo para uma empresa que isso signifique que vai dar certo para a sua também.
Cada marca tem sua própria base de clientes fiéis, que escolheram ser seus clientes por um motivo, e isso deve ser sempre levado em consideração. Ficar muito limitado às tendências do mercado pode não ser uma boa ideia para o seu marketing, uma vez que será justamente o diferencial de sua empresa que deve chamar atenção em uma ação presencial.
Por isso, a dica aqui é fazer uma análise bem detalhada do seu público e também estabelecer precisamente qual é o principal objetivo da ativação. A partir daí, defina qual é o tipo de ação que melhor vai dialogar com seu público, ignorando modismos apelativos que não condizem com sua marca.
Se for para embarcar em uma onda, que seja em uma que tenha a ver com sua empresa e com sua audiência. Por isso, escolha bem as referências e seja original no que puder ser.
2. Criatividade tem limite
Você já se encantou com uma roupa bonita, mas, ao experimentar, acabou percebendo que ela não era prática ou confortável de se usar? Trouxemos aqui esse exemplo porque é justamente o que pode acontecer com algumas ideias para o marketing de ativação: por vezes parecem muito boas no papel, mas podem não funcionar quando colocadas em prática.
Está certo que inovar em sua ativação é muito bom e é também parte desse tipo de comunicação, porém, é preciso ter cautela. Se a estrutura e o cenário do seu evento, de alguma maneira, se tornarem incômodos, impedirem o tráfego das pessoas ou oferecerem algum outro problema para serem instalados ou mantidos fixos no local, a imagem que sua marca gerará será totalmente negativa.
A famosa frase “menos é mais” também aplica no marketing de ativação. Mais vale uma ideia simples, mas bem executada, do que uma ideia mirabolante que acaba causando muita dor de cabeça.
3. Lembre sempre do universo da sua marca
Sabe aquela famosa tríade: missão, visão, valores? É hora de lembrar quais são as respostas da sua empresa.
No marketing de ativação, é muito bacana trazer experiências marcantes para o consumidor, de forma que ele relacione aquela memória afetiva à sua marca mesmo depois do fim da ação. Porém, é preciso ter bastante atenção na hora de decidir que experiência será essa, pois de nada adianta impactar o público se esse alcance não ocorrer de acordo com os pilares da empresa.
Por exemplo, se a sua empresa quer passar uma imagem jovem, divertida ou tem um produto específico para um perfil mais festivo de pessoas, é muito provável que uma apresentação surpresa de flash mob em uma feira ou na porta de um estabelecimento seja uma boa opção. No entanto, se sua empresa for mais séria e oferecer um produto ou serviço que não dialogue com esse tipo de ação, associar sua marca a essa experiência pode não ser a melhor escolha.
Por esse motivo, é muito importante revisar os preceitos do seu negócio e também o comportamento do seu público-alvo em geral, para evitar ruídos de comunicação. Dessa maneira, suas estratégias de ativação serão mais precisas e assertivas.
4. Só distribua brindes quando fizer sentido
As ações de sampling, ou seja, a distribuição de brindes nos pontos de venda ou em eventos são uma ótima forma de impactar o consumidor. No entanto, é preciso avaliar quando essas ações são bem-vindas e quando não são.
Ao pensar em uma instalação para a sua marca e na disposição de seus produtos e serviços, pondere também se essa ação depende da distribuição de brindes para ser bem-sucedida. Às vezes uma experiência, como um jogo ou um sorteio será a forma mais assertiva de fortalecer seu vínculo com o cliente.
Por isso, é sempre importante ter em mente quais são os objetivos de cada ação: se sua meta principal é apresentar um produto novo e estimular as vendas, ótimo, distribua os brindes. Se esse não for seu objetivo, avalie um pouco mais qual a melhor forma de promover sua empresa sem gerar excesso de informações ao abordar o consumidor.
5. Pense sempre na segurança
E o último, mas não menos importante, tópico que trazemos aqui diz respeito a segurança. Quando falamos de ativação, estamos falando também de concentração e trânsito de pessoas, o que pressupõe cuidados específicos para que não ocorram acidentes.
Mais uma vez, é necessário tomar cuidado com ideias mirabolantes, pois, se o projeto não for estruturado com consciência e zelo pela segurança do público, diversos problemas podem acontecer. Esse é um dos motivos que torna recomendável a contratação de uma agência especializada em Trade Marketing para auxiliar com as ideias e o suporte que sua empresa precisará.
De forma geral, a dica é pensar sempre em construir instalações e formas de expor os produtos de sua marca de maneira que não ameace a integridade do público ao redor. Além disso, vale lembrar que uma instalação dedicada a uma marca é um projeto de engenharia e deve ser desempenhado por profissionais qualificados, para evitar desmoronamentos e incêndios, por exemplo.
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Por Daniel Elias