No mercado das concessionárias de automóveis, um dos termos mais conhecidos e que caiu até mesmo no uso bem humorado da população é o test drive. Essa famosa regalia do mercado de veículos virou sinônimo de “teste” antes de fechar uma venda ou formalizar um acordo entre duas ou mais partes.
Essa técnica é, há muito tempo, indispensável para garantir a crescente de vendas, uma vez que o consumidor tente bem mais a comprar algo que ele já testou, conhece e sabe como funciona. No entanto, a pergunta que fica é: se essa tática funciona tão bem na venda de carros, como ela é aplicada para outros tipos de negócio?
A reposta é, na verdade, bastante simples: sampling. Se você nunca ouviu falar desse termo, as informações a seguir irão, com certeza, mudar o rumo do seu negócio.
E atenção: mesmo quem tem um negócio somente virtual ou que você não trabalhe com produtos e sim com serviços, essas dicas também serão válidas. Se você quer saber como apresentar sua marca ou produto de forma efetiva a clientes novos, continue lendo as dicas que preparamos para você.
Afinal, o que é sampling de produto?
Sampling nada mais é do que a famosa “amostra grátis”. Sabe aquele aperitivo distribuído em supermercado ou aquele brinde que vem junto com um folheto? É exatamente deles que estamos falando.
No entanto, esse tipo de ação não se resume apenas a entregar produtos. Para que a ação seja assertiva, é necessário fazer uma série de análises para entender qual é a melhor estratégia para realizar sua ativação – clique aqui para entender melhor sobre como funciona o Marketing de Ativação.
Ao encabeçar uma ação de sampling, é necessário consultar primeiro as tendências atuais do mercado, o padrão de comportamento do consumidor e também as características específicas de sua empresa. Para entender melhor como isso funciona e qual seria a melhor opção para o seu negócio, continue lendo.
Como funciona essa distribuição?
O sampling consiste no simples fato de oferecer um produto gratuitamente. O feedback desse público pode ser colhido por meio de formulários, posts de depoimentos e hashtags nas redes sociais ou até mesmo de forma silenciosa – quando a empresa não pergunta nada a quem experimentou o brinde, mas acompanha o desempenho das vendas em paralelo à ação.
Essa “amostra grátis” pode ir de encontro ao público de três maneiras:
- Envio de amostras pelo correio: Enviar brindes ao endereço do consumidor, de forma independente ou para complementar a experiência de um clube de assinatura, por exemplo, é um bom jeito de impactar com comodidade.
- Montar estantes de distribuição: Essa é uma forma excelente de expor e distribuir seus produtos. A ideia aqui é ser cativante, seja no próprio ponto de venda ou em estabelecimentos de parceiros.
- Distribuir em eventos: Com abordagem convidativa e amigável, realizar a distribuição em eventos condizentes com o público-alvo da marca é uma boa forma de atrair e surpreender novos consumidores.
Quais são as vantagens de distribuir produtos?
Para quem tem uma loja física ou trabalha recorrentemente com lançamentos de produtos, a famosa “amostra grátis” já deve ter sido pauta em algum momento. Mesmo assim, quem se restringe ao comércio eletrônico ou de serviços também não deve subestimar o poder do sampling, que, inclusive, não precisa ser feito apenas com produtos que a empresa comercializa.
A distribuição de brindes que dialogam com o universo da empresa, como camisetas, canetas e canecas também surte efeito bastante positivo para a imagem de uma marca. Uma vez utilizado de forma inteligente, o sampling pode trazer ótimos resultados.
Dentre os principais benefícios do sampling, destacam-se:
- Aumento de visibilidade da marca;
- Obtenção de feedback;
- Geração de demanda para um lançamento;
- Demonstração pública de qualidade e idoneidade da empresa;
- Fidelização do consumidor;
- Identificação e recompensa a clientes fiéis,
- Aumento de vendas.
Como estruturar minha ação de sampling?
Para a organização de uma ação envolvendo amostras grátis, é necessário, primeiro definir o objetivo desta ativação. Aumentar vendas, colher feedbacks, fidelizar clientes, apresentar um novo produto e gerar awareness são alguns exemplos de objetivos, por exemplo.
Depois disso, é hora de definir junto de uma agência especializada qual será o produto a ser distribuído, qual o público que será impactado e o melhor local onde encontrá-lo. A partir daí, começa todo o planejamento criativo e logístico da ação, seguido da apuração e análise dos resultados.
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Por Daniel Elias