Nos dias de hoje, não basta só ter um bom produto ou oferecer um bom serviço. A forma como a sua marca é vista e considerada pelo consumidor na hora de tomar uma decisão de compra vai sempre pesar bastante.
Não por acaso, as campanhas de marketing hoje não são pensadas apenas com o objetivo de atender uma demanda da sociedade, mas também devem gerar empatia, valores e trazer representatividade para os diversos tipos de consumidor. Nesse sentido, é correto afirmar que as pessoas buscam hoje uma experiência completa até mesmo na hora de consumir.
Uma das frentes de ataque que as empresas têm apostado para ampliar essa boa percepção da marca por parte dos clientes é o Live Marketing. Por meio de ações de ativação, inserções em eventos e até mesmo experiências culturais, a relevância das empresas que investem em boas campanhas offline tem se mantido e se transformado cada vez mais.
Quer entender melhor que tipo de experiências a sua empresa pode proporcionar para o consumidor e quais os benefícios de investir nesse tipo de estratégia de aproximação? Confira, a seguir, 5 dicas valiosas:
1. Oferte experiências inesquecíveis
Promover um produto nos dias de hoje não se trata só de oferecer quais suas vantagens e esperar que o consumidor seja convencido apenas por elas. É muito importante apresentar sua marca ou lançamento de uma forma criativa, que não só chame atenção, mas que também traga uma experiência marcante para os possíveis clientes.
O Live Marketing é perfeito para isso, já que, uma vez cara a cara com o consumidor, seja durante uma feira, evento ou mesmo no ponto de venda, a proximidade com o público irá simplificar caminhos. Inserida no dia a dia ou no momento de lazer do consumidor, a empresa pode chamar atenção de várias maneiras, seja por uma clássico sampling ou por um atividade lúdica e interativa.
Divulgando a marca “no mundo real”, a empresa consegue impactar esse consumidor de maneira diferente, de forma mais sensível e simbólica, o que também confere um reconhecimento de marca e pode vir a estimular novas compras no longo prazo. Por esse motivo, investir na oferta de experiências no lugar de produtos é uma das grandes apostas do cenário atual.
2. Convide o consumidor a fazer parte
Engajamento é uma das palavras mais utilizadas hoje em dia, principalmente quando o assunto é redes sociais. Porém, esse benefício também pode ser trazido por meio de campanhas offline, uma vez que o público impactado por uma ação de Live Marketing pode associar por um bom tempo a marca a vivências positivas que experimentou.
Pensar em boas experiências de marca para esse consumidor experimentar é também fomentar o valor de uma empresa no imaginário popular. Por isso, é muito importante pensar em como convidar as pessoas a não serem somente consumidores, mas se sentirem realmente parte da marca.
Esse convite não precisa acabar com o fim do período de ativação de uma estratégia. Planeje uma manutenção de relacionamento com esses leads captados para continuar fidelizando no âmbito virtual.
3. Torne-se referência de uma vez por todas
Saber bastante sobre o segmento do seu produto ou serviço também não é nada demais hoje em dia. Isso porque o importante não é apenas ter o conhecimento, mas também compartilhá-lo, deixando bem nítido em toda a sua comunicação o quanto a sua marca é referência no que faz.
Quanto mais o consumidor for impactado por sua empresa, mais vezes ele se lembrará dela. Por isso, a dica é nunca deixar que sua marca caia no esquecimento – e as ações de Live Marketing são ótimas para ajudar o consumidor a lembrar dela, se possível sempre com alguma campanha disruptiva ou associando seu negócio a uma nova tendência.
4. Ofereça vantagens exclusivas
Onde quer que vá, o que o consumidor gosta mesmo é de preço baixo, não é verdade? E mais do que isso: ele gosta de sentir que aproveitou um bom custo-benefício.
Investir em ofertas que causem essa percepção no cliente durante uma ação de Live Marketing também é uma boa dica, uma vez que ele estará mais apto para aproveitar a oportunidade assim que topar com ela. Amostras grátis, descontos exclusivos e vantagens extras encantam os olhos do público, a ponto das pessoas fazerem um cadastro por espontânea vontade em sua newsletter, por exemplo, apenas para conseguir esses benefícios.
5. Use a tecnologia a seu favor
Em tempos em que a IA (Inteligência Artificial) assusta muita gente, você pode utilizá-la ao seu favor. Mesmo investindo em ações offline, é possível integrar algumas tecnologias que deixem as experiências mais criativas e sensoriais para o público.
Brincar com realidade virtual ou mesmo simplificar processos de cadastro e interação virtual com o consumidor pode ser uma boa aposta, ainda mais em uma sociedade que já naturalizou bastante o uso das telas no dia a dia. Saiba mais sobre como utilizar a IA para suas estratégias de marketing clicando aqui!
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Por Daniel Elias